IMPOSTO DE RENDA

Ir em baixo

IMPOSTO DE RENDA

Mensagem por Kaimã em Sab Ago 23, 2008 11:28 am

As regras para pagamento parecem claras no geral, mas tenho muitas duvidas quando penso em situações epecificas.

Por exemplo, sei que a operação é isenta de declaração quando a venda é limitada a R$ 20K no mes.

Se vender mais de 20K devo declarar e recolher a DARF sobre o lucro, sendo possivel compensar prejuizos de operações passadas.

É aqui que a coisa pega:

1. Se vender R$ 30K em RDCD3 a R$ 29,00 terei lucro de R$ 2,00 por ação sobre os lotes adquiridos no IPO, mas prejuizo de R$ 2,00 sobre os lotes adquiridos em setembro de 2007.

2. Como declaro que a operaçao deu prejuizo?

3. Como se declara o aumento da carteira, resultado de swing trades sucessivos com vendas sempre abaixo dos 20K ao mes? A coisa fica mais complicada quando o swing é entre papeis diferentes.

4. Como não se perder na hora da declaração anual?

Vou parar por aqui, pois novas duvidas surgem todos os dias. Mad
Kaimã
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 135

Ver perfil do usuário

Re: IMPOSTO DE RENDA

Mensagem por Mauricio Katayama em Sab Ago 23, 2008 11:59 am

Kaimam,

1. Para calcular isso faça a média ponderada do preço para fazer o cálculo.

É simples: a cada compra, multiplique o valor que você pagou pelo número de ações compradas. Depois, some os custos de todas as compras e divida pelo número total de ações. Esse resultado é a média ponderada, e é sobre ele que se calcula o IR.

2. Prejuízo não se declara.

3. Carteira de ações é declarada nos campos de "bens". Eu não declaro os trades isentos de imposto, mas mantenho todos os registros para justificar à receita meu ganho de capital.

4. Tendo um registro bem detalhado de todas as suas operações, com balanço contábil e imposto devido. Wink

Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803

Ver perfil do usuário http://investidores.forum3.info

Mensagem por Conde de Romangrado em Ter Set 02, 2008 12:09 am

Olé pessoal!

Uma dúvida básica.... sempre pensei que eu pagaria IR, em operação à visa e não day-trade, apenas se meus luvros ultrapassassem 20k no mês.

Mas vi outros comentários, que na verdade deveríamos de pagar se a movimentação for superior a 20k.

E agora José? Qual é o correro?

Abraços
Conde de Romangrado
Investidor em Treinamento

Masculino Número de Mensagens : 55

Ver perfil do usuário

Mensagem por rhiannon em Ter Set 02, 2008 12:26 am

Conde de Romangrado, o limite é o valor das operações, e não o lucro auferido. Veja o que diz o "Perguntas e Respostas" editado pela Receita Federal:

622 — Todas as operações em bolsas estão sujeitas ao IR?
Não. Estão isentos do imposto sobre a renda os ganhos líquidos auferidos por pessoa física em operações no mercado à vista de ações negociadas em bolsas de valores e em operações com ouro, ativo financeiro, cujo valor das alienações realizadas em cada mês seja igual ou inferior a R$ 20.000,00, para o conjunto de ações e para o ouro, ativo financeiro, individualmente.

Atenção: Ocorrendo alienação no mesmo mês de ações e de ouro, ativo financeiro, o limite de isenção aplica-se separadamente a cada modalidade de ativo.

(Lei nº 11.033, de 21 de dezembro de 2004, art.3º, inciso I; Instrução Normativa SRF nº 487, de 30 de dezembro de 2004, art. 9º, inciso II)

Assim, se você vendeu 21k em ações, mas obteve lucro de 5k, está fora do limite de isenção. Mas a tributação incidirá sobre o lucro, no caso, os 5k.

Recomendo a todos a leitura do Perguntas e Respostas (Operações em Bolsa: a partir da pergunta 622)
rhiannon
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 151

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conde de Romangrado em Ter Set 02, 2008 1:21 am

Valeu Rhiannon!

Obrigado pelo esclareciemnto!!
Conde de Romangrado

Masculino Número de Mensagens : 55

Ver perfil do usuário

Mensagem por Fernanda Yamato em Ter Out 14, 2008 11:10 am

Uma dúvida: Se movimentações abaixo de 20k estão isentos de IR, isso significa que não precisa fazer a declaração completa? Pode ser a simplificada?

Estou perguntando isso porque me falaram que a partir do momento que você investe (seja em ações, fundos), é obrigatório a declaração em modo completo.

Fernanda Yamato

Feminino Número de Mensagens : 62

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: