Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Quanto vale o “Sonho da Casa Própria”?

Mensagem por JRMiranda em Qua Set 10, 2008 11:50 pm

Cris escreveu:Ele estava totalmente na corrida dos ratos; eu saí e ele não quis me acompanhar. Agora que ele está vendo que está dando certo comigo, passou a me dar ouvidos e está indo muito bem e está feliz. Quando ele conseguir sair totalmente da corridinha dele, quem sabe poderemos fazer projetos juntos, né? Mas já foi uma vitória para mim, já que, depois de mais de um ano, eu já ouço ele falando em "comprar ativo", "comprar passivo", mesmo sem ter lido o Pai rico, pai pobre, de tanto que eu falo na orelha dele bonc
Cris, você já teve uma grande vitória! O principal motivo que me fez elaborar juntamente com minha esposa um plano de investimentos foi justamente tentar estimulá-la a ter disciplina e a visualizar a importância de um controle financeiro. Como citei anteriormente, hj ela já está lendo Pai Rico Pai Pobre, começando (...lentamente) a estudar um pouquinho sobre investimentos.

Em relação à aquisição da casa própria, o tema é realmente polêmico. Mas acho interessantíssimo observar a opinião de cada um. É normal que cada um tenha suas razões para comprar ou não a casa própria. O importante é que cada um esteja satisfeito com a escolha, e que lute para alcançar seus objetivos! Eu estou muito satisfeito com a minha escolha, e correndo atrás de minhas metas Very Happy

JRMiranda
Novato
Novato

Masculino Número de Mensagens: 8

Ver perfil do usuário

Mensagem por Penaco em Qui Set 11, 2008 8:00 am

Bem pessoal,

Penso que temos várias alternativas.

Penso que ter a casa própria é importante, porém não deve ser o unico objetivo de vida

Penso entre pagar um aluguel e um financiamento, derrepente o financiamento pode ser mais vantajoso por que te gera um patrimonio ( isso tem utilizar o excel pra saber se é verdadeira )

Penso que vale o sacrifício de morar de alguel em um lugar inferior só para poder se capitalizar para a compra da casa própria.

Penso que de nada adianta ficar juntando dinheiro a vida toda pra morrer rico e sem aproveitar.

Ou seja, cada caso é um caso... não adianta ficar aqui achando isso certo ou errado.

Alguém falou que 30 anos é muito tempo, na verdade a grande questão de tudo é o tempo... o tempo é o bem mais precioso que temos, por que se todos nós, que participamos deste forum, fossemos viver 1000 anos eu afirmo que mais de 80% estariam milionários.
A grande questão da indepenencia financeira é a relação tempo/dinheiro. Tenho 30 anos e sei que nunca mais na minha vida vou ter 30 anos denovo, mas sei também que se eu não cuidar das minhas finanças com 31 eu não vou poder aproveitar. Procuro sempre ponderar esta relação de forma que eu aproveite o máximo meus 30 anos e me prepare o máximo para os 31/35/40/50/60....

Por isso, no meu caso, vou contra um pouco alguns aqui, mas acredito que devemos sim aproveitar o dinheiro bem gastar com o que t dá prazer, mas desde que vovê tenha uma estratégia definida para isso. Se o seu sonho da casa própria é muito forte... traçe a estratégia... com certeza vc consegue e deve comprar. Se seu sonho é uma ferrari... traçe a estratégia. Ou seja... eu quero morrer sim com a conta cheia de dinheiro, mas quero morrer também cheio de história pra contar.

Penaco
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens: 47

Ver perfil do usuário http://www.megametodos.com.br

Mensagem por Kaimã em Qui Set 11, 2008 9:51 am

Penaco escreveu:
Por isso, no meu caso, vou contra um pouco alguns aqui, mas acredito que devemos sim aproveitar o dinheiro bem gastar com o que t dá prazer, mas desde que vovê tenha uma estratégia definida para isso. Se o seu sonho da casa própria é muito forte... traçe a estratégia... com certeza vc consegue e deve comprar. Se seu sonho é uma ferrari... traçe a estratégia. Ou seja... eu quero morrer sim com a conta cheia de dinheiro, mas quero morrer também cheio de história pra contar.

Voce tem razão.
Não vale a pena tanto sacrificio para ser o Homem mais rico do cemitério.

Kaimã
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens: 135

Ver perfil do usuário

Mensagem por D.magliano em Qui Set 11, 2008 4:11 pm

Ja escolho o time logo, sou do lado que quer a casa propria.
Motivos: Gosto de decoração, não saio de casa (nem da casa de minha namorada) e todas vezes que meus pais alugaram imoveis, os inquilinos pareciam animais (destruidores), e eu não me encaixo nesse moldelo... Tenho prazer em retocar pintura, concertar tomada solta e etc.

Agora, discordo de todos textos que pregam o terror da casa propria.
Primeiro pois acho que todos são teoricos demais, e teoria é aquele lugar onde tudo funciona como deve.
Mas acima de tudo, discordo por um exemplo muito proximo... Meus pais.

Somos uma familia de classe media (aquela que fica entre bounce a MEDIA ALTA para o governo, e MEDIA BAIXA para o mercado ).
Bom, meu pai não tinha nada a 40 anos atrás, nada eu digo nada. A não ser um fusca 68. Minha mae tambem pouco tinha...
Mas com o FGTS e financiamentos compraram um imovel assim que casaram... tudo bem, eram outros tempos, mas compraram.
Compram ainda logo depois uma segunda casa, haviamos nos mudado para longe (a 200km da capital) e foi lá que cresci...

Bom, e assim foram-se os 30 anos (até a quitação da segunda casa).

Pergunte-me se alguma vez, minha familia esteve em dificuldades? Se algum mês nós ficamos devendo a escola particular (otima por sinal, que estudei toda a vida). E ainda, passamos por 2 crises completas... A empresa em que meu pai trabalhava ( e 60% dos moradores da cidade) fechou 2 vezes...deu calote. Sendo que na 2ª foi para valer...
Eu vi, muita gente dar calote na escola, vi muita gente sumir de lá...
E tambem vi outra coisa...

Quando a empresa fechou, ela ofereceu aos funcionarios, a quitaçao do saldo restante da casa (a empresa oferecia as casa e descontava em folha o financiamento). Nessa epoca, vi muita gente NÃO quitar a casa, mas comprar carro novo, scooter e piscina de fibra...todo mundo com churrasqueira e piscina na casa NÃO QUITADA!

Assim, vivemos sempre em casa propria. Recebemos aluguel do primeiro imovel enquanto estivemos na outra cidade e ainda quando voltamos, tivemos a chance novamente de receber aluguel (agora da casa, que ficou para trás). Enquanto isso, viviamos nossa vida sem pressões, sem stress. Seguiamos a risca a economia desejada por meus pais (ou seja, nada de modismos ou esbanjar...principalmente com carro). E hoje fico feliz e tranquilo em saber que meu pai tem planos, e vai se aposentar sem nenhuma divida, com uma renda digna e com reservas...

Acredito que a principal confusão seja a ideia de que Independencia Financeira signifique riqueza... Independencia financeira significa - Independer do Dinheiro - livra-se de limitações que o dinheiro possa trazer. Isso é, viver sem se preocupar se vai ter como pagar... Não uma BMW, não viagens para a disney, pagar a escola, o mercado, poder ter orgulho de nunca ter devido a ninguem...

Por isso digo, se uma pessoal é realmente capaz de administrar seu dinheiro, possui a inteligencia financeira, saberá pagar uma casa, assim como paga qualquer outra aquisição. E o conceito do Pai Rico de que "Sua casa é seu maior passivo" é extremamente americano...

Grande Abraço a todos
Magliano

D.magliano
Investidor em Treinamento

Masculino Número de Mensagens: 58

Ver perfil do usuário

Mensagem por Penaco em Qui Set 11, 2008 4:41 pm

Sabe uma coisa que tenho como referencia...

Vou tentar explicar.

Sempre fui um cara muito ambicioso, nunca passei por cima de conceitos éticos, mas sempre fui ambicioso, quando pequeno eu queria comprar uma bicicleta que deve custar hoje em dia uns R$ 300,00... um belo dia consegui o dinheiro pra comprar a tal bicicleta, nesta hora pensei: Bem eu posso comprar a bicicleta ou aplicar o dinheiro no banco e em 3 meses eu compro 1 bicicleta e me sobra outra parte igual de dinheiro ( na época inflação de 30/40% ) .... o que eu não contava era que o preço da bicicleta também ia subir Sad .... Bem pensei que se eu soubesse aplicar o dinheiro um dia eu teria tanto dinheiro aplicado que eu poderia comprar 1 bicicleta por mês só com os rendimentos.

Isto realmente aconteceu comigo, e penso desta forma até hoje... se tenho 500k pra comprar uma casa que vou fazer um esforço danado pra comprar e zerar meu caixa, por que eu não aplico de forma correta este dinheiro até que eu possa comprar sem comprometer minhas finanças, por exemplo com 500k eu compraia no maximo um apt de 50k. Nesta teoria também deixei de comprar 1 moto pra montar uma das minhas primeiras "empresa", 1 agencia de telemensagens, era exatamente o valor da moto, mas esta agencia me deu uma carro que valia 3 vezes mais a moto, fora o salário que eu gastava todo.

Assim hoje tenho carro (na verdade carros, pois tenho uma agencia), casa própria, apts, etc etc etc... descapitalizando o minimo possivel meu capital.

Acho que consegui explicar

Penaco
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens: 47

Ver perfil do usuário http://www.megametodos.com.br

Mensagem por CãoBravo em Sex Set 12, 2008 9:43 am

Bem, eu não confundo independência financeira com riqueza! hehehe Meu objetivo cru é ficar rico! urru Cada um com seus objetivos e todos conquistando-os, isso é o que importa!

Eu acho que o Penaço já detonou no último post! O cara tem a manha! Não tenho mais nada a acrescentar.

Ps.: Penaço, eu rachei de rir do seu comentário lá no Blog! Ô lugar viu!!! Quer fazer uma tatuagem de Henna?!? LOL2

CãoBravo
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens: 41

Ver perfil do usuário http://www.biscoitoscaipirao.com.br

Mensagem por Roger em Sex Set 12, 2008 10:17 am

Explicar o prazer proporcionado pelos filhos e pela casa própria a quem ainda não os tem, é impossivel mesmo usando todas as palavras do mundo! Já para quem os tem, nenhuma palavra é necessária!

Interessante os pontos de vista apresentados, são todos válidos e compreensiveis. Acho que conquistar a casa própria faz parte de um momento da vida, não "o" objetivo de vida.
Um dia todos sentirão a necessidade de pisar no que é seu, para uns leva mais tempo para outros não.

Entre tantas contas apresentadas uma pode ser razoavelmente melhor aceita, que é pagar a si mesmo para morar:

Deve-se levar em consideração que a parcela que paga o financiamento da casa própria, corresponde a um valor a maior que o valor de aluguel do mesmo imovel, certo?
Porém pense que esta comprando este mesmo imovel apenas pela diferença a mais da parcela do finaciamento sobre o aluguel, já que você teria de pagar um aluguel para morar em qualquer lugar. Pague o "aluguel", e adquira o seu o patrimonio por esta diferença!
lele

Abs,

Roger.

Roger

Masculino Número de Mensagens: 56

Ver perfil do usuário

Mensagem por rhiannon em Sex Set 12, 2008 11:01 am

Bem, minha opinião sobre o assunto é bem baseada no que o Roger disse: normalmente a opinião de quem tem filhos normalmente é bem diferente de quem ainda vive "by yourself".

Eu sou solteira e não tenho filhos, mas de tanto ouvir o mesmo depoimento das pessoas que conheço e que já tem uma família "própria", passei a entender que a inteligência financeira não consiste apenas em gerar riqueza da forma mais rápida possível. Assim, fatores como segurança, satisfação, conforto (não digo luxo, digo conforto) são itens tão básicos para uma vida feliz quanto saber que seu dinheiro foi aplicado da forma que lhe dê o maior retorno financeiro.

Ativos financeiros são fantásticos, mas intangíveis. Estoura uma crise, e lá se vai toda a sua fonte de riqueza. Vem um Governo novo e resolve confiscar todos os investimentos da população...

Enfim, como eu já disse antes, acho que todos os argumentos aqui são válidos e devem ser pesados no momento da decisão. Por isso não concordo que comprar a casa própria seja uma prova de falta de inteligência financeira. valeu

rhiannon
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens: 151

Ver perfil do usuário

Mensagem por kikitsune em Seg Set 15, 2008 10:45 am

Este é o caso clássico onde os dois lados estão certos e errados tongue

Decerto, é interessante continuar a pagar aluguel e investir em várias outras coisas. No entanto, o cuidado é que pensando assim, não raro imóveis não nem constam na carteira de investimentos, e deviam estar! Afinal, quem garante que a bolsa não tenha um crash de 1929, quando todo americano tinha pelo menos uma boa parte em ações como rendimento (além do próprio salário), e de repente ficou sem salário, sem dividendos e sem casa (porque não era deles: aluguel ou hipotéca que diferença faz quando está desempregado)?

Imóveis são um bom investimento: eles não depreciam como ações ou qualquer moeda (conceito imaginário, lembram?). Eles não são construtos humanos: o terreno continua sendo uma gleba de terra e água e esgoto e facilidades da civilização.

Porém casa PRÓPRIA não é, nem nunca foi ativo. Este é o conceito errado do proletário, e nisto concordo.

Conheço proletários de dantes do Figueiredo que venderam sua casa, e nunca conseguiram recuperar seu $$$ nos Planos malucos que estabilizaram a economia que temos hoje. E claro, ficaram sem a casa! E pior: ficaram sem dinheiro, e só recentemente começaram a reconstruir seu patrimônio (investimentos e imóveis) de forma saudável. Por isso, não acho correto essa idéia de simplesmente vender sua casa quando está desesperado, simplesmente porque agora todo mundo fica pensando "proletário não vende por nada neste mundo". É um investimento GRANDE e não pode ser descartado na primeira oferta de especulador querendo lucrar com minha poupança.

O problema é quando você pensa na casa própria: ela é MORADIA, ou seja, um passivo, algo que come seu orçamento!

Quando você pensa que imóvel é um investimento, então não fica tentando construir a CASA DOS SONHOS. Ou seja, não coloca mais de 300K na sua casa cuja localização vale só 50K. Sua casa não vai valer 350K só por causa disso, mas antes, vai valer 100K, como todas as outras casas nas redondezas! agora se você pensa que sua casa é a primeira de uma série de imóveis que você vai adquirir... e que por isso você tem de torna-la "habitável" (e não um palácio), você vai ter mais bom senso e investir algo em torno de 20K, e preparando sua casa para sua partida, quando a venderá (ou alugará) pensando em imóvel valendo 100K. Aí sim, se torna investimento com retorno de 30K.

E em caso de crash na bolsa, pelo menos você não será despejado de sua própria casa, e pode até levantar fundos para se reerguer, vendendo UM dos imóveis que tiver. Ou único que tiver, se realmente não estiver naquele momento "galinha morta" de excesso de oferta de imóveis, e puder vender sem precisar dar mais que o desconto habitual da negociação.

kikitsune
Poupador
Poupador

Feminino Número de Mensagens: 34

Ver perfil do usuário

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: