Compra de imovel (para moradia), reformas e etc.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Compra de imovel (para moradia), reformas e etc.

Mensagem por D.magliano em Qua Set 10, 2008 11:06 am

Ola Pessoal.

É minha primeira participação no forum, logo mais escreverei um topico de apresentação, só para me chegar melhor, aos velhos amigos (olha só, ja os considero velhos! Wink ).
Bom, mas escrevo aqui na esperança de ter algumas dicas, repostas, na experiencia de vocês.

Bom, minha familia e eu estamos nos mudando. Felizmente poderemos comprar um imovel de 3 ou 4 quartos (2 quartos para 4 adultos é foid@!). Então começamos a ver imoves em nosso bairro.
Não pretendemos buscar imoveis novos, ou em locais distantes e na nossa casa somos todos muito racionais e chatos quanto as qualidades, requisitos e restriçoes do imovel. Assim nossa busca é principalmente por imoveis mais antigos (Maiores, sem piscina, play ou qualquer frescura.) só queremos elevadores, e uma garagem (2 vagas seria otimo, mas uma só ja é suficiente).

O imovel será pago por meu pai, obviamente meu voto tem muito menos valor que o dele na escolha do imovel, mas por uma questão de prazer e gosto pelo assunto, tenho ido visitar apartamentos com minha mae e felizmente tenho sido ouvido quanto aos imoveis.

Por exemplo. Vimos um otimo apartamento, muito grande, espaçoso. Diria que é perfeito (Ja vivemos em uma casa de 4 quartos, muuuito grande, antes de nos apertarmos em nosso 2 quartos atual). Assim nos apaixonamos pelo imovel...

Porem... sempre tem um porem...
Porem o imovel é muito antigo. Estamos suspeitando que ele tenha estado fechado em processo de inventario, e partilha de bens, pois poucas ou nenhuma modificação foi feita no imovel.
A parte hidraulica provavelmente deve ser de chumbo ou ferro, a parte eletrica deve ser muito simples (uma tomada para ventilador e uma lampada para ler um livro LOL2 ), nem mesmo a conversão da tubulação de gas, para gas natural, foi feita.
Alem disso, a ceramica dos banheiros e cozinha (que seria quebrada para a reforma da parte hidraulica) é muito antiga (cores rosa, azul bebê... bem anos 60). O piso teria que ser trocado (todo em tacos, envelhecidos com algumas partes sob carpete).

Posto tudo isso, chego as duvidas.
- Como calcular se vale ou não o investimento neste imovel, ja que tantas obras devem ser feitas?
Logico que pediremos um generoso desconto (dada a necessidade de tantas obras).
Mas até que ponto, compensa investir em obras. Estimamos que "se" dado o desconto, e feitas as obras, esse imovel chegaria ao valor de mercado. Ou seja, o total despendido seria a medida de mercado.

- Qual é a melhor maneira de se avaliar o custo dessa obra?
- Existem empresas que fazem "empreitadas" para reforma de imoveis? O custo compensa?

Gostaria de toda ajuda de vocês no que se refere a este assunto.
Desculpem pelo texto longo, e muito obrigado pela atenção.
Abraço
Magliano
D.magliano
Investidor em Treinamento

Masculino Número de Mensagens : 58

Ver perfil do usuário

Re: Compra de imovel (para moradia), reformas e etc.

Mensagem por Mars em Qua Set 10, 2008 11:24 am

Olá, D.magliano! E Bem-vindo!

Certamente deve haver empresas que fazem esse tipo de reforma. No mínimo é possível contratar um profissional para cuidar disso. Por exemplo, minha cunhada, que é arquiteta, já prestou algumas vezes esse tipo de serviço, que inclui a questão hidráulica, fiação, piso, azulejos e seja lá mais o que precise ser feito. Realmente é um trabalho e tanto...

Só tome cuidado em dois outros aspectos também na hora de avaliar esses apartamentos antigos: assim como o apartamento em si, as áreas comuns podem ser antigas e talvez precisem de grandes reformas estruturais no futuro, o que pode gerar um gasto elevado e imprevisto para todos os moradores. Se uma reforma dessas tiver sido feita recentemente, é uma preocupação a menos. Além disso, assim como seu apartamento precisaria de reformas estruturais, pode ser que os apartamentos vizinhos também precisem e não o tenham feito - imagine se o apartamento do andar superior tiver um grande vazamento de água que afete o seu? É um incômodo que não temos como prever, mas pode acontecer e precisamos estar preparados. Enfim, não quero desestimular sua compra, mas só alertar que é preciso tomar cuidado com esses eventuais problemas imprevistos - muitas vezes tomamos todos os cuidados, fazemos nossa reforma, mas podemos ter problemas com coisas que não são de nossa responsabilidade ou que não poderíamos ter evitado - ainda mais quando se mora em apartamentos e condomínios. Quanto mais levarmos em consideração os possíveis problemas, menos surpresas teremos que enfrentar lá na frente (além disso, não mais argumentos para você pedir um bom desconto, hehe! Wink). Boa sorte em sua busca pelo imóvel! Por mais trabalho que dê, é uma empreitada muito bacana!
Mars

Masculino Número de Mensagens : 51

Ver perfil do usuário

Mensagem por Romanove em Qua Set 10, 2008 12:18 pm

Bem do pouco que sei só posso aconselhar o seguinte

1-Cuidado com a papelada,outro dia meu pai foi um imóvel do estilo desse que você ta falando.Tinha que fazer 2 inventários e uma penca de herdeiro
2-Prepare-se para ter uma longa reforma e ficar muito tempo sem usar o imóvbel
3-Compre com um disconto bem razoável e negocie bem porque a chance das reformas superaram o desconto é pequeno
4-Chame um engenheiro ou arquiteto que trabalhe com reforma para fazer um orçamento das melhorias que você quer.
5-Esse imóveis geralmente são ruins para alugar e vender ,principalmente se tem poucas vagas de garagem então não esquece do abraço
Boa sorte

Última edição por Romanove em Qui Out 16, 2008 6:40 pm, editado 1 vez(es)
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333

Ver perfil do usuário

Mensagem por hotmar em Qua Set 10, 2008 8:44 pm

Diogo, verifique no Cartório de Registro de Imóveis se não existe alguma restrição sobre o bem, tais como penhora, arresto, ou qualquer outra medida judicial ou extrajudicial. Verifique também se o pagamento dos impostos referentes ao imóvel, como o IPTU, estão devidamente quitados.

É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

hotmar
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 228

Ver perfil do usuário

Mensagem por kikitsune em Qui Out 16, 2008 5:08 pm

Como provavelmente você ainda não bateu martelo nesta questão (pois não é como comprar tênis).

1) parte elétrica: muito cuidado pois no final tem a geladeira, chuveiro, e claro o seu computador consumindo. E no caso do computador, uma rede elétrica frágil significa alguns processadores queimados.

2) Orçamento: é mais prático contratar alguém, mas no final, você tem de estar atento a uma fórmula simples:

Valor dos imóveis do mesmo prédio = preço pago + reformas?

Se sim, ainda vale a pena. Se não, não existe desconto que compense. Ainda mais que mesmo contratando um profissional, quando a gente faz reformas na casa dos sonhos, SEMPRE exageramos!

Se no entanto o imóvel for irresistível (gosto pessoal) então o que aconselho é que seja MUITO controlado na hora de fazer a reforma: não ficar maravilhado com cada coisa legal que imagine instalado na sua casa, etc. Se for para comprar um "acessorio" caro, que ele tenha uma perspectiva de lucro/economia futura.

Por exemplo, a questão do gás encanado eu vejo com ressalvas. Minha família com o botijão gasta 1 botijão a cada 2 meses, o que equivale um consumo de 15reais/mês. No gas encanado pago 17reais/mes, o que significa um gasto extra de 12 reais/ano.

Considerando-se que não gostei do que fizeram com o meu fogão para adaptar ao Gnatural (agora vive vazando gás! e não liga o forno se não for no máximo), e que volta e meia sinto cheiro de gás no condominio, não sei vale a pena por questão de segurança (é real?) e comodidade (não preciso ficar esperando o caminhão passar para pegar o botijão)

Agora, se pensamos em chuveiro aquecido a gás (botijão ou encanado), é um gasto inicial grande (além do aquecedor, tem de comprar bomba de pressão: conjunto de qualidade não sai por menos de 700 reais), mas que eventualmente paga o custo, visto que o grande vilão elétrico é o chuveiro elétrico. Se uma família que gasta 100 reais na conta de luz pode se livrar de 30% do gasto...

Então é isso: não fique deslumbrado - seja com o imóvel ou com a reforma - e faça muita cara de cú para conseguir desconto.

kikitsune
Poupador
Poupador

Feminino Número de Mensagens : 34

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: