Iniciante - Ajuda Poupança x CDB

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Iniciante - Ajuda Poupança x CDB

Mensagem por tdz em Sex Set 12, 2008 3:32 pm

Ola a Todos

È meui 1º post aqui

Cheguei ao vosso fórum pois estava pesquisando sobre investimentos, inicialmente faria a tradicional Poupança, até por desconhecer de outras formas de investimento, porém conheci um pouco sobre CDB, pelo que li é mais rentavel que a poupança.

Fiz uma simulação no Banco do Itaú para o Periodo de 12/08/2007 a 12/08/2008 pensei que a CDB iria ganhar da poupança, porém o lucro foi maior na poupança.

Investimento de 1000 na poupança ao fim do prazo estava em 1.072,93 contra 1.064,02 do CDB e CDI

Gostaria da orientação dos colegas pois sou iniciante.

Abraços
tdz
Novato
Novato

Masculino Número de Mensagens : 4

Ver perfil do usuário

Re: Iniciante - Ajuda Poupança x CDB

Mensagem por Alex em Sex Set 12, 2008 4:23 pm

tdz, seja bem vindo primeiramente.
Com relação à sua dúvida, primeiramente é preciso saber se o dinheiro que será aplicado não será utilizado por um período inferior a dois anos, pois neste caso o CDB é melhor devido à aliquota do IR que diminui progressivamente.
Caso você precise utilizar o dinheiro antes dos dois anos é aconselhavel que fique mesmo na poupança.
É o meu caso, precisarei do dinheiro em 6 meses e o deixei quietinho na poupança mesmo, fazendo ainda depósitos mensais.
O gerente do BB me disse que para realmente valer a pena a aplicação no CDB/Renda Fixa, é melhor que o valor seja superior a 25k.
Com certeza temos outros foristas que dominam a fundo o CDB que podem lhe ajudar e esclarecer sua dúvida melhor ainda.
É isso ai, espero ter ajudado!
Um abraço!!!! Very Happy
Alex
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 110

Ver perfil do usuário

Mensagem por Romanove em Sex Set 12, 2008 4:43 pm

Bem...
Primeiro eu não gosto do Itaú ele cobra muitas tarifas e taxas muito altas de a.d.m além de dar pouco no CDB.

Pra eu te dar uma opinião um pouco mais acurada ia ser util saber quanto tempo você pretende ficar com o dinheiro aplicado e se mudaria de banco por uma aplicação melhor.

Bem,mas respondendo eu realmente acho que com 1k no Itaú poupança é melhor que CDB(quanto mais dinheiro você põe no CDB,mas você ganha)mas você conhecer a superpoupança do ITAU?Essa superpoupança deve ser melhor pro seu caso específico.
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mauricio Katayama em Sex Set 12, 2008 9:04 pm

Seja bem vindo ao fórum, Tdz!

Como os colegas falaram, depende de qual o valor inicial que você pretende investir, quanto o tempo que você manterá o dinheiro investido, se fará aportes mensais e qual o nível de risco que você aceita. Com essas informações podemos orientá-lo de maneira mais adequada.

Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803

Ver perfil do usuário http://investidores.forum3.info

Mensagem por Mars em Seg Set 15, 2008 7:17 pm

Tenho conta no Itaú e de fato o CDB de lá não é dos melhores. Só começa a ficar razoável com mais de 20k aplicados (não precisa ser no CDB, pode ser em outra coisa, já que eles levam em conta o total global de investimentos). Caso contrário, a poupança deve estar um pouco melhor mesmo e, como o colega Romanove disse, se for colocar em poupança é melhor colocar na superpoupança, que te dá um rendimento um pouquinho superior.

No entanto Renda Fixa não se resume a CDB e poupança. Dependendo do seu prazo, valor total, possibilidade de abrir conta em corretora/outro banco, há várias outras modalidades interessantes.
Mars
Investidor em Treinamento

Masculino Número de Mensagens : 51

Ver perfil do usuário

Mensagem por tdz em Ter Set 23, 2008 1:46 pm

Ola a todos

Primeiramente obrigado pelas respostas.

Com relação à sua dúvida, primeiramente é preciso saber se o dinheiro que será aplicado não será utilizado por um período inferior a dois anos, pois neste caso o CDB é melhor devido à aliquota do IR que diminui progressivamente.
Caso você precise utilizar o dinheiro antes dos dois anos é aconselhavel que fique mesmo na poupança.
É o meu caso, precisarei do dinheiro em 6 meses e o deixei quietinho na poupança mesmo, fazendo ainda depósitos mensais.

A minha idéia inicial era não mexer no dinheiro a curto prazo (exceto em caso de catástrofe financeira) , gostaria que esse dinheiro se torna-se uma segurança para minha família.

por Romanove o Sex Set 12, 2008 4:43 pm
Bem...
Primeiro eu não gosto do Itaú ele cobra muitas tarifas e taxas muito altas de a.d.m além de dar pouco no CDB.

Pra eu te dar uma opinião um pouco mais acurada ia ser util saber quanto tempo você pretende ficar com o dinheiro aplicado e se mudaria de banco por uma aplicação melhor.

Bem,mas respondendo eu realmente acho que com 1k no Itaú poupança é melhor que CDB(quanto mais dinheiro você põe no CDB,mas você ganha)mas você conhecer a superpoupança do ITAU?Essa superpoupança deve ser melhor pro seu caso específico.

Como disse seria um investimento de Longo prazo mesmo, eu não conheço essa superpoupança Itau seria realmente o mais indicado no meu caso ? Inclusive só citei o Itau por ter feito uma simulação no site deles, eu mudaria sim para um banco em que os ganhos sejam maiores.

por Mauricio Katayama o Sex Set 12, 2008 9:04 pm
Seja bem vindo ao fórum, Tdz!

Como os colegas falaram, depende de qual o valor inicial que você pretende investir, quanto o tempo que você manterá o dinheiro investido, se fará aportes mensais e qual o nível de risco que você aceita. Com essas informações podemos orientá-lo de maneira mais adequada.

Eu pretendo fazer aportes mensais de 50 a 100 reais e eventualmente aportes mais "gordos" de 500 a 800 reais. Eu gostaria de um investimento de nivel de risco baixo.

por Mars o Seg Set 15, 2008 7:17 pm
No entanto Renda Fixa não se resume a CDB e poupança. Dependendo do seu prazo, valor total, possibilidade de abrir conta em corretora/outro banco, há várias outras modalidades interessantes.

Eu gostaria de ser orientado quanto as demais possibilidades de investimentos.

Abraços
tdz
Novato
Novato

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mauricio Katayama em Ter Set 23, 2008 11:20 pm

Como você quer uma segurança pra sua família, o investimento tem que
ter boa liquidez e segurança portanto a rentabilidade é fator
secundário.

Neste caso, para aportes mensais de 50 a 100 com
eventuais de 500 a 800, o melhor é mesmo o CDB, desde que você consiga
fazer um investimento inicial grande o suficiente pra conseguir boas
taxas com o gerente do banco. Se não for o caso, a poupança é a melhor
destinação até que você consiga juntar um volume suficiente pra iniciar
um CDB.

Outras alternativas, seriam os fundos de renda fixa, mas
estes não são indicados porque as taxas de administração e o imposto
"come cotas" acabariam degradando o lucro. Caso você conseguisse
aportes bimestrais de R$ 200,00 outra opção e R$ 200,00 outra opção e
R$ 200,00 outra opção seria o Tesouro Direto, mas o problema desse
investimento é que ele tem pouca liquidez, portanto não é recomendado
para proteger sua família em emergências.
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803

Ver perfil do usuário http://investidores.forum3.info

Mensagem por tdz em Qua Set 24, 2008 9:09 am

Ola a todos

Pelo que consegui analisar aqui com as respostas dos colegas, a poupança seria o melhor investimento para mim, pelo menos por enquanto.

A Superpoupança do itaú tem um rendimento bom e pelo que vi sempre rende acima da poupança comum.

Eu preciso ser correntista do itaú para abrir a superpoupança ?

E porque não vejo vantagens em se tornar correntista do itaú e de outros bancos

Abraços
tdz
Novato
Novato

Ver perfil do usuário

Mensagem por PapaiSmurf em Qua Set 24, 2008 10:00 am

TDZ, hoje a maioria dos bancos tem uma "superpoupança", funcionam parecidos, com pequenas variações...
A superpoupança na verdade é um CDB, que funciona um pouco diferente do CDB tradicional...

PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Masculino Número de Mensagens : 440

Ver perfil do usuário

Mensagem por Romanove em Qua Set 24, 2008 11:15 am

tdz escreveu:Ola a todos

Pelo que consegui analisar aqui com as respostas dos colegas, a poupança seria o melhor investimento para mim, pelo menos por enquanto.

A Superpoupança do itaú tem um rendimento bom e pelo que vi sempre rende acima da poupança comum.

Eu preciso ser correntista do itaú para abrir a superpoupança ?

E porque não vejo vantagens em se tornar correntista do itaú e de outros bancos

Abraços
TDZ você tem que ser correntista do banco que que investir.
Romanove
Investidor
Investidor

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mars em Qua Set 24, 2008 12:49 pm

tdz, falamos da superpoupança porque, como você citou o Itaú, achamos que você já tinha conta lá. Caso não tenha, seria preciso analisar o retorno que você teria em determinada aplicação em seu banco para ver se valeria a pena a abertura de conta, lembrando que tem as taxas de manutenção de conta corrente...

Sobre outras aplicações além de CDB e poupança, estava me referindo aos fundos e ao TD, mas justamente por isso observei que seria preciso considerar seus objetivos com o dinheiro. TD por exemplo tem pouca liquidez, como o Maurício citou. Quanto aos fundos, é preciso comparar qual a taxa que você conseguiria com um CDB e com um determinado fundo para ver qual compensaria mais, além do prazo de aplicação. Finalmente, você precisaria se certificar da liquidez das aplicações - há fundos com resgate em D+1, +2, etc... e há CDBs que exigem um tempo mínimo de aplicação (embora a maioria tenha liquidez diária).
Mars

Masculino Número de Mensagens : 51

Ver perfil do usuário

Mensagem por tdz em Qua Set 24, 2008 12:56 pm

Ola a todos,

Já que não sou correntista de nenhum banco, precisaria analisar o que cada um oferece de melhor, mais como a lista é extensa gostaria que os colegas me ajudem, eliminando alguns bancos em que é sabido que as taxas das contas correntes são altas, os serviços ruins, etc.

Devo procurar bancos de maior porte ? ( Itau, Bradesco, Unibanco, etc )

Ou Devo partir para bancos de menor porte ?

Abraços
tdz
Novato
Novato

Ver perfil do usuário

Mensagem por Romanove em Qua Set 24, 2008 2:14 pm

tdz escreveu:Ola a todos,

Já que não sou correntista de nenhum banco, precisaria analisar o que cada um oferece de melhor, mais como a lista é extensa gostaria que os colegas me ajudem, eliminando alguns bancos em que é sabido que as taxas das contas correntes são altas, os serviços ruins, etc.

Abraços

Bancos de maior porte são mais indicados no seu caso no meu ponto de vista o Unibanco oferece um CDB bom e a Caixa cobra tarifas pequenas.
Romanove
Investidor
Investidor

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cris em Qua Set 24, 2008 3:51 pm

tdz escreveu: Já que não sou correntista de nenhum banco, precisaria analisar o que cada um oferece de melhor, mais como a lista é extensa gostaria que os colegas me ajudem, eliminando alguns bancos em que é sabido que as taxas das contas correntes são altas, os serviços ruins, etc.

Abraços

Esse mês eu comprei um CDB do Banco REal chamado CDB sustentável. Só que o investimento está aberto por prazo limitado, até 30/10/08, ou até atingir R$ 50 milhões. Investimento mínimo: R$1.000,00. Pós fixado, 95% do CDI. É difícil conseguir essa taxa, com esse valor.
http://www.bancoreal.com.br/
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: