Dicas para uma apresentação de slides

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dicas para uma apresentação de slides

Mensagem por Mauricio Katayama em Seg Set 29, 2008 1:52 pm

Vi esta matéria no Infomoney, e apesar de não ter correlação com finanças é excelente. Já participei de muita apresentação chata, se essas dicas fossem divulgadas o mundo seria um lugar melhor Very Happy

Faz apresentações? Slides devem jogar a seu favor, e não contra!

Por: Karin Sato
29/09/08 - 10h59
InfoMoney

SÃO PAULO - O consultor sênior do Instituto MVC, Fernando Andrade, propõe um questionamento: "alguma vez você já terminou uma apresentação com a sensação de que as pessoas nada entenderam; de que elas dormiram; de que não conseguiram acompanhar sua mensagem pela rapidez na apresentação dos slides; ou de que os slides não refletiam o que você estava querendo comunicar?

"Você tem idéia de quantos slides deveria mostrar em uma apresentação de 30 minutos?", continua sua indagação. Segundo ele, normalmente, slides mal elaborados em apresentações empresariais representam um grande desperdício.

"Desperdício de tempo, porque as apresentações são muito longas e as pessoas prefeririam estar em qualquer outro lugar, menos ali na frente daquele telão. Desperdício de oportunidades, porque um slide bem feito deveria ser uma ótima ferramenta de argumentação e exposição de idéias, mas nem sempre isso acontece. E desperdício de motivação, já que uma boa apresentação, uma apresentação de fato eficaz, deveria fazer as pessoas agirem! E o máximo de reação normalmente é uma consulta ao relógio".

O que deve ter nos slides
De acordo com Andrade, ao criar slides eletrônicos, o profissional preciso levar em conta três pontos igualmente importantes: conteúdo, layout e apresentação. Veja as dicas elaboradas por ele:

* Conteúdo: aqui, menos é mais! Uma boa apresentação deve ter pouquíssimos slides. Dez é um bom número, qualquer que seja a duração da apresentação! Ninguém agüenta ficar olhando muito tempo para um telão. Se sua reunião/aula/debate durar muito tempo, digamos 4 ou 8 horas, poupe os olhos da platéia. Crie dinâmicas, converse, debata! O primeiro slide deve ser impactante. O último, inesquecível.

Você quer estruturar bem sua apresentação? Não comece pelos slides, rascunhe em papel ou digite os tópicos principais que precisa abordar. E também os objetivos que precisa atingir. Só aí pense em criar seu primeiro slide.

Um bom slide deve exibir no máximo seis informações, pois deve ser lido em até 9 segundos. É como se fosse um outdoor, você precisa ler tudo rapidamente enquanto passa de carro por ele. Em vez de frases, use palavras-chave. Elas auxiliam o apresentador a se lembrar do que falar e - mais importante - facilitam a memorização, pela platéia, dos conceitos mais importantes.

Não corra o risco de ser insistente e chato, não fique repetindo o título da apresentação em todos os slides. Ora, se ali pelo terceiro ou quarto slide ninguém souber o assunto de sua apresentação, tem algo errado, concorda? Título deve aparecer só no primeiro slide, o de abertura. E talvez no último! Além do mais, sem o título, seu slide fica mais perto do limite recomendado de seis informações por slide.


* O layout: Slide não foi feito para ser lido, mas para ser visto. Prefira figuras ou gráficos, evite tabelas e planilhas! Ninguém consegue ler aqueles números minúsculos que muitos insistem em exibir! Não use marcadores (bullets), experimente colocar as informações em AutoFormas. Não use letras maiúsculas. Nem em títulos! A não ser quando você queira mesmo chamar a atenção sobre um assunto muito importante. Prefira fontes redondas, como Verdana, Arial ou Tahoma. Esqueça o Times New Roman, que dificulta a leitura em telão. Você sabia que o Verdana foi criado especialmente para telas e telões?

Letras pequenas? Jamais! A fonte em um slide deve ter no mínimo 18pt. Mas este é um tamanho que você deveria usar poucas vezes. Que tal usar fonte 30 ou 40? Muito grande? Na verdade não, experimente! Até porque seus slides daqui para frente terão pouco texto, não é mesmo?

Use e abuse de espaços em branco. Slides limpos proporcionam excelentes resultados. Deixe o layout falar. Em vez de tradicionais ":", experimente negritos e tamanhos diferentes de palavras para separar título e detalhes, por exemplo. A TV tem horário nobre? O slide também tem! Não horário propriamente dito, claro, mas o local que todos enxergam primeiro: o canto superior esquerdo. É lá que devem ficar as informações mais importantes!


* A apresentação: Anime a platéia, anime os slides! Mas, cuidado, ninguém agüenta mais aquelas animações primárias do tipo título que entra correndo ao som de um carro freando. Ou uma palavra entrando com piruetas no slide. Em vez disso, use animações de contexto, que ajudam na exposição de idéias.

Exiba os elementos do slide por partes. Considere ocultar, e não esmaecer, os elementos já abordados, assim a platéia fica focada só naquilo que você está falando no momento. Estimule a participação das pessoas. Prepare slides que criem oportunidades de interação. Nunca, jamais, leia o que está escrito no slide. A platéia sabe ler! Dê um tempo para que ela leia tudo antes e só depois converse sobre o que foi lido. Apresentadores que insistem em ler slides estão subliminarmente dizendo que a platéia não sabe ler. E você não vai querer passar esta mensagem, vai?

Fique sempre atento ao tempo da apresentação: nem mais nem menos do que o planejado. Nada mais ineficaz do que correr no final só para exibir os slides restantes. Ou acabarem os slides e você ficar sem assunto...

_________________
"Informação + Educação = Conhecimento" - Robert Kiyosaki
Fórum Clube do Pai Rico - http://www.clubedopairico.com.br/forum/index.php
avatar
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/07/2008

Ver perfil do usuário http://investidores.forum3.info

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum