Prejuízo Votorantim de 2,2 bi - e a GERAÇÃO FUTURO?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Prejuízo Votorantim de 2,2 bi - e a GERAÇÃO FUTURO?

Mensagem por Gustavo_bl em Sex Out 10, 2008 8:15 pm

Hoje a Votorantim anunciou o prejuízo abaixo, resultante da brincadeira cambial que fez, assim como a Sadia...

Grupo Votorantim admite prejuízo de R$ 2,2 bilhões com exposição ao dólar

Por: Equipe InfoMoney
10/10/08 - 17h30
InfoMoney

SÃO PAULO - Em nota oficial, o Grupo Votorantim, assim como a Sadia e a Aracruz já fizeram, admitiu ao mercado que, devido a sua exposição financeira às oscilações do câmbio com operações de swap, vai arcar com um prejuízo de R$ 2,2 bilhões para eliminar suas posições.

No entanto, uma das empresas do grupo, o Banco Votorantim, já se prontificou e enviou nota dizendo que não teve participação na formação das operações realizadas pelo grupo e, com isso, não registrou nenhum prejuízo com a eliminação das referidas movimentações.

Sem mais detalhes
Enfatizando estimativas de R$ 8,4 bilhões em sua geração de caixa para 2008, o Grupo Votorantim não dá detalhes em seu comunicado de como o prejuízo será contabilizado nos próximos balanços da empresa.

Fiquei preocupado na condição de investidor na Geração Futuro, pois esta detém na carteira cerca de 11,5% em ações da Votorantim.... vejam aqui a composição:

http://www.gerafuturo.com.br/prod_GF-Prog.html

Imagino que, além da queda habitual do mercado, os fundos e clubes da GF vão ter mais perdas ainda......

Se a GF tinha 11,5% da empresa, será que não sabiam de toda essa alavancagem??

Evil or Very Mad
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362

Ver perfil do usuário

Re: Prejuízo Votorantim de 2,2 bi - e a GERAÇÃO FUTURO?

Mensagem por Mauricio Katayama em Sex Out 10, 2008 8:49 pm

Provavelmente não sabiam, aliás é provável que muita gente dentro da diretoria da própria VCP não sabia. A GF define as estratégias 100% em análise fundamentalista, se tivessem conhecimento do fato acredito que não apostariam tanto no papel.

Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803

Ver perfil do usuário http://investidores.forum3.info

Mensagem por Vi0linha em Sab Out 11, 2008 12:21 am

Maurício,

duvido que não saibam, a GF compra ações o suficiente para fazer parte do conselho fiscal de qualquer empresa da qual tenham ações.

Agora, sinceramente? Eu prefiro empresas que já declaram que cara o prejuízo, que não o maqueiam em seus balanços e saem limpos para reportar lucros no próximo trimestre.

"Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem." Desejo, Victor Hugo.
Vi0linha
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 281

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gustavo_bl em Sab Out 11, 2008 9:21 am

Vi0linha escreveu:Maurício,

duvido que não saibam, a GF compra ações o suficiente para fazer parte do conselho fiscal de qualquer empresa da qual tenham ações.

Por isso mesmo que eu fiquei surpreso, estou sabendo disso, a GF participa de vários conselhos fiscais....

Se bem que na Sadia disseram que muita gente da diretoria também naõ sabia.... no que eu não acredito. Evil or Very Mad
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Ver perfil do usuário

Mensagem por Paulo Paixão em Sab Out 11, 2008 9:51 am

Ontem (sexta) qnd saiu essa notícia eu liguei para a minha consultora na GF e ela me explicou que o prejuízo foi do Banco Votorantim e que a VCP não iria ser afetada. Achei estranho pois a notícia diz exatamente o contrário.

E mesmo com essas notícias, as ações da VCP cairam na mesma proporção das demais ações, então pelo menos ontem elas não foram afetadas mesmo.
Paulo Paixão
Investidor em Treinamento
Investidor em Treinamento

Masculino Número de Mensagens : 57

Ver perfil do usuário http://www.webalacarte.com.br

Mensagem por Vi0linha em Sab Out 11, 2008 11:46 am

Paulo,

eu também li que o banco não foi afetado e tem mais: o fundo de renda fixa da GF é depositado no banco votoratim.

Gustavo,

é verdade a informação sobre a sadia, o diretor financeiro tinha liberdade total de operar sem dar satisfações.

"Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem." Desejo, Victor Hugo.
Vi0linha
Moderadora
Moderadora

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gustavo_bl em Sab Out 11, 2008 1:59 pm

Pessoal.....

O banco votorantim, como diz na notícia acima, não teve participação nesse operação financeira desastrosa....

O prejuízo foi da empresa Votorantim, da qual a GF é detentora de 11,5% das ações.... então quem vai ser afetada pela operação financeira é a VCP sim.... ... e via de consequência, todos nós, que somos indiretamente acionistas da VCP através da GF.

A noticia foi divulgada apenas na 6a feira à tarde, num dia de pânico geral... tem que ver no decorrer da semana como a ação vai se comportar... lembram que as ações da sadia cairam 30% quando saiu a notícia... Evil or Very Mad

Segundo o site fundamentus, os dados da VCP são:

Últimos 12 meses Últimos 3 meses
?Receita Líquida 2.997.860.000 ?Receita Líquida 762.040.000
?EBIT 589.494.000 ?EBIT 150.614.000
?Lucro Líquido 716.773.000 ?Lucro Líquido 134.371.000

Então o prejuízo de 2,2 bi significa praticamente quatro anos de lucro líquido!! Shocked Shocked Shocked

Violinha.... voce ainda pretende investir numa empresa em que o diretor financeiro não dava satisfações para ninguém?
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Ver perfil do usuário

Mensagem por rhiannon em Sab Out 11, 2008 4:47 pm

Gustavo_bl, a GF detém 11.5% das ações da Votorantim ou 11.5% do portfólio da GF é composto por ações da Votorantim?

Mas uma coisa me chamou a atenção:

Enfatizando estimativas de R$ 8,4 bilhões em sua geração de caixa para 2008...
Receita Líquida 2.997.860.000

Alguma coisa está errada aí...
rhiannon
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 151

Ver perfil do usuário

Mensagem por Romanove em Sab Out 11, 2008 6:03 pm

Gustavo_bl escreveu:
Violinha.... voce ainda pretende investir numa empresa em que o diretor financeiro não dava satisfações para ninguém?

1-Eu não acho que eles tinham cadeira lá eles tinham +- 80 mi em ações a empresa depois dessa queda vale uns 4bi dá muita pouca ação para cadeira no conselho.

2-Quanto esse papo que o cara não dava satisfação a ninguem parece desculpa para os outros membros da diretoria se eximirem de culpa.
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vi0linha em Sab Out 11, 2008 9:16 pm

Romanove escreveu:

1-Eu não acho que eles tinham cadeira lá eles tinham +- 80 mi em ações a empresa depois dessa queda vale uns 4bi dá muita pouca ação para cadeira no conselho.

Para alguém que se diz fundamentalista, você precisa ir um pouco mais à biblioteca, ou ao site da GF no caso, o Gustavo postou um único fundo - ainda que o maior - da GF, ela tem muito outros, todos com a VCP em sua composição.

A GF jamais compra papéis de uma empresa se não for para ter lugar no conselho fiscal, quer ligar lá e conferir a informação?

Romanove escreveu:
2-Quanto esse papo que o cara não dava satisfação a ninguem parece desculpa para os outros membros da diretoria se eximirem de culpa.

Creio que o conceito de delegação de competências te escapa.

Quem trabalha em empresa grande sabe que há muita coisa que acontece que a presidência [diretoria, qualquer que seja o grau máximo] jamais fica sabendo até que a coisa voa no ventilador.

Vi0linha
Moderadora
Moderadora

Ver perfil do usuário

Mensagem por hknoener em Seg Out 13, 2008 5:42 pm

Mesmo com essa notícia, hoje a VCPA4 está subindo quase 16%.
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: