Gestão de Marcas em pequenas e médias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Gestão de Marcas em pequenas e médias

Mensagem por felipeno em Sex Out 17, 2008 4:46 pm

Gestão de Marcas.

É um tema tão difundido pelas grandes empresas, mas e as de menor porte que possuem muito mais limitacões financeiras?

Qual a sua estratégia para fixar sua marca como uma experiência de valor para o seu cliente?
O que você tem feito para se destacar na multidão e ser mais que apenas um?

Nossos clientes não querem mais que lhes vendamos coisas, produtos...
Nossos clientes querem sensacões, querem sentimentos, querem sentir o valor naquilo que compram, mesmo sem faze-lo conscientemente.

O consumo é cada vez mais sensorial, o acontecimento do Marketing de experimentacão, e vocês o que têm feito para demonstrar a credibilidade e o espírito das suas marcas?

Ser uma pequena empresa que luta dia após dia numa feroz guerra de preco pode durar o tempo que sua persistência garantir...
Mas uma pequena empresa que agrega valor ao seu cliente, certamente possui vantagens competitivas que darão resultado no longo prazo...

Alguma experiência que possa ser relatada?
avatar
felipeno
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 49
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 23/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gestão de Marcas em pequenas e médias

Mensagem por Kaimã em Sab Out 18, 2008 3:44 pm

Felipeno,

Este é um assunto que me interessa desde os tempos de estudante.
Se tornou mais importante (e preocupante) depois que virei "patrão".

Não encontrei nenhuma literatura especifica para a construção de marcas na minha área de atuação (projetos de arquitetura).

Na minha área, como em outros serviços prestados por profissionais liberais, a Marca da empresa está muito associada à imagem dos seus sócios.
Meu desafio é trasferir a credibilidade de nossa imagem profissional à Marca e de alguma forma faze-la mais longeva que os sócios que ela representa.
avatar
Kaimã
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 135
Data de inscrição : 20/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gestão de Marcas em pequenas e médias

Mensagem por Penaco em Sab Out 18, 2008 9:46 pm

...


Última edição por Penaco em Ter Mar 27, 2012 10:16 am, editado 1 vez(es)
avatar
Penaco
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 47
Idade : 39
Localização : RJ
Data de inscrição : 01/08/2008

Ver perfil do usuário http://www.megametodos.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gestão de Marcas em pequenas e médias

Mensagem por felipeno em Seg Out 20, 2008 2:38 am

O penaco tocou num ponto muito importante ..
As altas despesas para se construir uma marca forte ...
Em pequenas empresas, acho inviável construir na forma tradicional, massificando na mídia ...

A melhor alternativa mesmo é fixar em seus clientes a sua qualidade, seus serviços, mas principalmente oferecer um conceito, um modelo de credibilidade.

Pra mim a marca tem que expressar a razão de ser da empresa... Tentando não ser muito vago, mas tem que mostrar o propósito ...

No seu caso Kaimã, uma boa forma deve ser a de explorar um nicho, onde possa se tornar destaque e atrais os olofotes, obter mídia gratuita..

Mas um bom primeiro passo é ser muito bem vista pelos seus clientes diretos ...
avatar
felipeno
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 49
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 23/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gestão de Marcas em pequenas e médias

Mensagem por Kaimã em Seg Out 20, 2008 8:48 am

felipeno escreveu:Pra mim a marca tem que expressar a razão de ser da empresa... Tentando não ser muito vago, mas tem que mostrar o propósito ...

No seu caso Kaimã, uma boa forma deve ser a de explorar um nicho, onde possa se tornar destaque e atrais os olofotes, obter mídia gratuita..

Mas um bom primeiro passo é ser muito bem vista pelos seus clientes diretos ...

Felipeno,

Na falta de literatura técnica, vamos gerindo a Marca na base da intuição.

Meus clientes são sempre PJ, o trabalho é focado no atendimento e excelencia técnica. A repetição trabalhos ao mesmo cliente e apresentações de novos feitos por clientes e parceiros mostra que estamos no rumo certo.

Já tive trabalhos publicados na midia impressa e internet, mas por ora, só tem servido para massagear o ego, divulgar e atestar a importancia de alguns projetos. Nosso melhor investimento na Marca tem sido atender bem aos nossos clientes.
avatar
Kaimã
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 135
Data de inscrição : 20/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gestão de Marcas em pequenas e médias

Mensagem por CãoBravo em Seg Out 20, 2008 9:41 am

Temos muitos livros a respeito desse assunto.
Penso em duas coisas na hora de bolar estratégias de branding:
- Qual é o produto?
- Quem são os clientes?

Então tudo começa! Entender sobre seu produto, pesquisar sobre as sensações que ele passa e blábláblá...
Depois definir quais são seus clientes. Isso é muito importante, pois muita gente acha que sabe qem são eles, mas na verdade não têm idéia!
Aqui na empresa (Biscoitos) mesmo temos dois tipos de clientes, os varejistas e o consumidor final, ambos com suas ramificações.

Atender bem hoje em dia é obrigação, não é vantagem competitiva! Para realmente diferenciarmos uma marca no mercado, sem gastos excessivos, é preciso estar sempre atrás das pequenas idéias, aquelas bem pequenas mesmo, tipo uma que a faxineira da empresa dá. Dê valor a todas essas idéias, que a empresa toda mudará, criando assim mais valor e se diferenciando das outras no Mercado.
O diferencial de sua marca virá no longo prazo, mas virá firme como uma rocha e seus concorrentes terão que suar pra fazerem igual, pois não foi apenas uma ação que resultou naquilo.

Agora se tiver grana, tudo pode vir mais rápido e facilmente!


hehe
avatar
CãoBravo
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 41
Idade : 38
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 30/07/2008

Ver perfil do usuário http://www.biscoitoscaipirao.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gestão de Marcas em pequenas e médias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum