Papo de iniciante...

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Papo de iniciante...

Mensagem por hknoener em Seg Ago 11, 2008 4:14 pm

Essa questão da corretagem realmente é importante. Nesse caso, o Bradesco ajuda nos "pequenos investimentos", porque o custo é por %, e não fixo. Logo, pra valores menores é melhor, já pra maiores...

Mas na hora da venda, aluguel, opções, dividendos, bonificações, não é melhor que seja em lote? Ou não faz diferença?

Sobre opções, é um assunto perigoso, que demanda estudo, o que o gerente se referiu é a venda coberta de opções, mas não é a "festa" que ele disse não, é uma possibilidade de rentabilizar a sua carteira principalmente em períodos de baixa ou quando o mercado anda de lado.
Nesse quesito, não eram gerentes, e não vendiam serviços, eram apenas consultores de ações. É uma ala da agência destinada somente a ações, onde haviam dois consultores. Ele me deu uma explicação básica de opções e disse que, justamente em períodos de baixa de mercado, era uma boa opção de ganho e que poderia ser usada para uma "renda-fixa". Mas ele não disse que é festa, só falou da possibilidade. E não tentou me vender ou oferecer nada, só foi uma conversa ele me tirando dúvidas, etc. Inclusive nem chegou a perguntar se eu aplicava no Bradesco Corretora, fui eu que falei, ao final da conversa, e perguntei sobre um problema que estava enfrentando com o Home Broker.

Eu achei o atendimento bom. Inclusive me deu o cartão, e consta aqui "Fulano de Tal", embaixo, CPA 10 ANBID. Creio que ele não tenha relação direta com a gerência, apenas um consultor.

PS: Enquanto escrevia o post, rolaram 3 post's... Very Happy Very Happy Very Happy Povo rápido...
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gustavo_bl em Seg Ago 11, 2008 4:35 pm

hknoener escreveu:Essa questão da corretagem realmente é importante. Nesse caso, o Bradesco ajuda nos "pequenos investimentos", porque o custo é por %, e não fixo. Logo, pra valores menores é melhor, já pra maiores...

Mas na hora da venda, aluguel, opções, dividendos, bonificações, não é melhor que seja em lote? Ou não faz diferença?
.

Harry, voce só compra no fracionário se não pode comprar um lote inteiro... se voce tem dinheiro para comprar todo o lote, manda bala....

Como eu já disse, só posso comprar no fracionário, além de ter como política pessoal fazer custo médio da ação.

Voce pode se programar para comprar X ações por mês, até formar um lote inteiro.... exemplo, comprar 10 açoes da vale por mês, após 10 meses voce forma um lote inteiro (100 ações).

Para receber dividendos e bonificações, voce recebe sempre em cima de sua posição acionária, pr exemplo os dividendos voce recebe R$ xxx por ação... se eu tenho 20 ações, vou receber esses XXX multiplicado por 20.

Quanto a aluguel de ações, depende da corretora, tem umas que só alugam por lote e outras alugam no fracionario.
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mauricio Katayama em Seg Ago 11, 2008 4:47 pm

FabioA3 escreveu:Maurício, na verdade lotes inteiros serem mais faceis de alugar não tem muita relação e nem é assim na prática.

Infelizmente é, Fábio. Algumas corretoras nem aceitam alugar fracionário.
E mesmo assim, em termos de aluguel, quanto mais melhor. Abra o book do BTC e verifique que quanto mais ações você botar pra alugar, melhores taxas consegue no aluguel. Por exemplo, se eu boto 6 lotes de Redecard pra alugar, consigo pegar 6% a.a. Um cara que coloque 1 lote apenas, ou menos, dificilmente pegaria a mesma taxa. Teria que alugar por 4% a.a. ou até menos.

hknoener escreveu:Mas na hora da venda, aluguel, opções, dividendos, bonificações, não é melhor que seja em lote? Ou não faz diferença?

Olha, Harry, em qualquer transação de bolsa, quanto mais ações você tiver, melhor. Laughing Porque mais ações significa mais dinheiro investido, mais dividendos pra receber, mais massa de opções pra especular, mais direito a bonificação você tem.

O que eu não recomendo fazer é, por exemplo: tenho 4k (R$ 4.000,00) pra investir. Devo comprar meio lote de petro, meio lote de vale? Normalmente a resposta é não, o mais aconselhável é comprar tudo em um papel (nesta compra) pra pagar uma corretagem só ao invés de duas. Se você quer muito ter vale e petro, compre tudo em uma delas desta vez, e na próxima compre tudo na outra.

Mas é claro que para decidir qual comprar deve-se usar análise técnica ou fundamentalista. Comprar só na intuição não é uma boa.

Mas pra quem não pode comprar 1 lote de cada vez, sem problemas ir comprando no fracionário, porque os fracionários "grudam" e acabam virando lotes inteiros.

Mas em bolsa, a regra geral é: quanto mais massa você tiver pra trabalhar, melhor.
Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803

Ver perfil do usuário http://investidores.forum3.info

Mensagem por FabioA3 em Ter Ago 12, 2008 8:31 am

Maurício,

Essas corretoras que não aceitam alugar no fracionário fazem isto por maluquice mesmo.

Você já alugou ações?

Uma das situações é mais ou menos a seguinte:

Um cara lançou 1k de opções descoberto. Aí chegou no dia do vencimento e ele precisou das ações. Aí ele vai la e aluga 1k, mas se por exemplo o book de ofertas estiver:

23
34
22
200
562
523
500

O cara vai pedir pra corretora alugar 1k, e ela vai pegar como lhe for conveniente. Se for mais barato pegar aqueles valores mais baixos, e ir pegando picadinho de vários locadores, ela vai fazer isso. Não vai olhar pros lotes inteiros e achar "mais bonito" nem "melhor" não.

FabioA3
Investidor em Treinamento

Masculino Número de Mensagens : 69

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mauricio Katayama em Ter Ago 12, 2008 12:31 pm

Então Fábio, na situação que você expôs, reparou que o doador fracionário tem que necessariamente cobrar aluguel mais barato que o doador de lote inteiro?

Porque se alugar mais caro, ou no mesmo preço, o tomador preferirá fechar o contrato com quem tiver o lote inteiro.

Digamos que você coloque +19 RDCD3 como doador, e eu coloco +700 RDCD3. Nós dois pedimos a mesma taxa, 6% a.a.

Um tomador que queira cobrir uma posição de -500 RDCD3 vai preferir o quê:
- Fazer um contrato com o sujeito que pode cobrir toda a posição;
- Fazer dois contratos, um contrato de 19 com um doador e outro contrato de 481 com outro doador;

Por comodidade a corretora do tomador fechará um contrato só, porque dá menos trabalho. E lembre-se de que há corretoras que não fecham aluguéis em fracionário (não é maluquice, é que no cálculo dessas corretoras não compensa deixar um funcionário na mesa pra pegar fracionários de aluguéis, pois a margem é muito pequena).

Essa diferença de liquidez no aluguel de fracionário ou lote inteiro eu percebo na prática quando coloco minhas PIBB11 e as RDCD3 no BTC. Eu coloco todas que tenho, no caso do PIBB11 são 105. Em todas as vezes o tomador pegou 100 ações e deixou 5 "sobrando". Essas 5 são alugadas pela mesmíssima taxa das 100, só que quase sempre elas levam bem mais tempo para serem tomadas do que o lote. O mesmo acontece com a Redecard, pegam lotes inteiros e os fracionários ficam "sobrando". Normalmente eu tenho que botar a taxa em 4% ou menos pra botá-las no aluguel.

Existem exceções... PRGA3 e BOVH3 observei que alugam bem mesmo em fracionário. Mas se o Harry puder optar pelo lote inteiro, eu acredito que seja melhor.

Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Mensagem por PapaiSmurf em Ter Ago 12, 2008 1:11 pm

Eu concordo com o Mauricio, já percebi isso também com minhas Redecard que coloco para aluguel...

PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Masculino Número de Mensagens : 440

Ver perfil do usuário

Mensagem por hknoener em Ter Ago 12, 2008 1:14 pm

Creio que vou tentar fechar o lote das ações que tenho, e depois tentar comprar lotes completos, na medida do possível.

Mas, como o Gustavo mostrou em sua estratégia, assim que acabar essa outra fonte pra investimento que ainda tenho, terei que fazer "nas migalhas", pouco a pouco mesmo.
hknoener
Investidor
Investidor

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mauricio Katayama em Ter Ago 12, 2008 1:54 pm

Harry, só uma observação... infelizmente PETR e GGBR não são bons papéis pra se alugar. Mas são bons pagadores de dividendos e tem bons fundamentos, pra você aconselho a estratégia Buy and Hold, que é acumular ações para longo prazo.

Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Mensagem por PapaiSmurf em Ter Ago 12, 2008 1:58 pm

Petro, Vale, GGBR, como o Mauricio falou não são bons para alugar, mas são interessantes para lançamento coberto de opções, o assunto é perigoso, como já foi falado aqui, necessita muito estudo, mas é uma boa forma de remunerar a carteira, então para esses papéis, vale a pela ir acumulando, independente de ser no fracionário ou por lotes inteiros...
Eu tenho lotes quebrados nas minhas 3 ações que tenho em carteira, e principalmente Petro e Vale faço compras e vendas no fracionário pois a liquidez é bem alta...

PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por hknoener em Ter Ago 12, 2008 3:56 pm

É exatamente o que estou pensando, a estratégia do Buy and Hold de bluechips, principalmente agora, que está numa queda forte.

Quem sabe, com o tempo, verificar alguns papéis que possam dar um retorno mais rápido para compra e venda a curto prazo (leia-se de 3-6+ meses).

Ainda vou fazer um estudo mais profundo dessa técnica das opções, que muito me interessa. Assim posso adquirir mais ações por meio delas mesmas, digamos assim, o que agilizaria o processo.
hknoener
Investidor
Investidor

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gustavo_bl em Ter Ago 12, 2008 4:09 pm

hknoener escreveu:
Ainda vou fazer um estudo mais profundo dessa técnica das opções, que muito me interessa. Assim posso adquirir mais ações por meio delas mesmas, digamos assim, o que agilizaria o processo.

Oi Harry, eu só te recomendo, antes de estudar opções, que estudes o básico da bolsa em geral... eu mesmo já me interesso por ações e invisto diretamente desde março de 2007, e até agora ainda não me arrisquei em opções... ainda estou lendo o básico sobre a bolsa.

Por isso vou reiterar as indicações do Mauricio de livros básicos. Eu comecei lendo o Mauro Halfeld, agora estou lendo o livro do Bastter ( dois últimos livros). Eu te recomendo comprar imediatamente o livro do Bastter para iniciar a leitura, pois trata de temas básicos em geral (mas também fala de opções!).

Lista:

Mauricio Katayama escreveu:
Na parte de livros eu recomendo fortemente:
Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki - esse é o primeiro de todos! Mudará muitos paradigmas que você tem sobre dinheiro
Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, Gustavo Cerbasi - mesmo que você não seja casado, ou não pretenda, esse livro contém conceitos essenciais, e é uma leitura muito agradável
A Árvore do Dinheiro, Jurandir Macedo Jr. - o que você precisa saber sobre sua própria psicologia pra não perder dinheiro tentando enriquecer. Aqui você encontra as bases de como se planejar para investir
Investimentos, Mauro Halfeld - Aborda de forma muito simples todos os principais investimentos disponíveis no Brasil
Sobreviva na Bolsa de Valores, Bastter - Esse é pra quando você for começar a investir na Bolsa. Certamente será o livro mais valioso e realista sobre esse investimento

Ah, tambem recomendo o "Como ganhar dinheiro no Mercado financeiro", de Rafael Paschoarelli.
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Ver perfil do usuário

Mensagem por PapaiSmurf em Ter Ago 12, 2008 4:21 pm

Citando o que o Gustavo falou, eu opero ações a mais ou menos 1 ano, e ainda não comecei a brincar com opções, to na fase dos estudos pra isso ainda...

PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mauricio Katayama em Ter Ago 12, 2008 4:46 pm

Pessoal, vocês querem que eu abra um post com um mini-curso prático sobre opções para remunerar carteira B&H?

Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Mensagem por Gustavo_bl em Ter Ago 12, 2008 4:49 pm

MAURICIO, eu tenho interesse, pois não sei nada sobre o tema...
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Ver perfil do usuário

Mensagem por PapaiSmurf em Ter Ago 12, 2008 4:54 pm

Acho a idéia bacana Mauricio...

PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por hknoener em Ter Ago 12, 2008 5:18 pm

Não abriu ainda? bounce
hknoener
Investidor
Investidor

Ver perfil do usuário

Mensagem por FabioA3 em Ter Ago 12, 2008 7:56 pm

Ai ai...Esse negócio do aluguel ta parecendo aquela discução das opções. Se podiam ser exercidas ou não antes do dia de exercicio.

Quando eu tiver mais paciencia eu vou provar para voces que não tem nada a ver. Vou colocar minhas ações para alugar em dois montantes, de um lote e de um valor fracionário. Vou fazer isso 5 vezes e ver quais são alugadas primeiro.

Ainda bem que forum serve pra isso mesmo. E ainda bem que da última vez (discução das opções) eu "venci". Então posso perder essa que saio no zero a zero. Twisted Evil

FabioA3

Masculino Número de Mensagens : 69

Ver perfil do usuário

Mensagem por rhiannon em Ter Ago 12, 2008 10:42 pm

Bem, sugiro a leitura do blog Como Comprar Meias que tem uma série de artigos sobre opções. Acho que vale a pena ler e fazer os exercícios para entender todos os aspectos!

Sobre opções:

http://comocomprarmeias.marcocarvalho.com/protegendo-seu-capital-com-derivativos/#comment-706

Acho que ninguém deveria entrar em nenhuma nova operação sem antes estudá-la e, claro, entendê-la!
rhiannon
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 151

Ver perfil do usuário

Mensagem por hknoener em Qua Ago 13, 2008 1:47 pm

Também o mercado do Termo. Alguém quer se dispôr a explicar esse? É mais simples?
hknoener
Investidor
Investidor

Ver perfil do usuário

Mensagem por PapaiSmurf em Qua Ago 13, 2008 2:35 pm

Operação onde o comprador a termo adquire um contrato de
compra deações de um financiador, por um prazo determinado, a
uma taxa de mercado. Os prazos dos contratos mais negociados de
termo são 30,60,90 e 120 dias, sendo que esses contratos devem
ser de no mínimo de 12 dias úteis e no máximo 999 dias corridos.

Simplificando, é mais ou menos o seguinte, vc vai fazer uma operação de compra de ações sem dispor de dinheiro seu, é uma operação de alavancagem, que envolve um altíssimo risco...

PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por rhiannon em Qua Ago 13, 2008 3:25 pm

As operações na Bolsa podem ser efetuadas nos seguintes mercados:

- a Vista, no qual compradores e vendedores estabelecem um preço para um lote de ações a ser entregue e pago no prazo determinado, atualmente D+3;
- a Termo, no qual as partes fixam um preço para a liquidação físico-financeira da ação em prazo futuro determinado;
- de Opções de compra ou venda, no qual as partes negociam o direito de comprar/vender a ação a preço e prazo futuro determinados; e
- Futuro, no qual ocorre a compra ou venda de ação a um preço acordado entre as partes para liquidação em data futura específica.

Extraído do site da Bovespa: http://www.bovespa.com.br/Principal.asp
rhiannon
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 151

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: