Fundo Real Capital Protegido - "sem correr o risco de perder o capital investido"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fundo Real Capital Protegido - "sem correr o risco de perder o capital investido"

Mensagem por Penaco em Ter Ago 19, 2008 10:17 am

Olha o que eu achei no site do Banco Real:

Fundo Real Capital Protegido Van Gogh

O Banco Real lança o Fundo Real Capital Protegido Van Gogh, uma boa oportunidade para quem procura diversificação para seus investimentos, sem correr o risco de perder o capital investido*.

O Real Capital Protegido Van Gogh é um fundo multimercado, fechado, no qual você pode ganhar tanto na alta quanto na baixa da Bolsa.
Como funciona o Fundo
Principais Características
Período de Captação
Como investir
Informações importantes
* observa
dos os termos e condições previstos no regulamento do Fundo. Importante ressaltar que a preservação do capital investido não está sujeita a atualização monetária.

Segue o Link
http://www.aaam.com.br/index_internas.htm?sUrl=/van_gogh/tpl_fundo_protegido.shtm
Penaco
Poupador
Poupador

Masculino Número de Mensagens : 47

Ver perfil do usuário http://www.megametodos.com.br

Re: Fundo Real Capital Protegido - "sem correr o risco de perder o capital investido"

Mensagem por Vi0linha em Ter Ago 19, 2008 11:30 am

Eu já namorei estes fundos no santander, havia um que garantia rendimento de poupança, mas a taxa de adm era alta e havia também taxa de performance.

"Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem." Desejo, Victor Hugo.
Vi0linha
Moderadora
Moderadora

Feminino Número de Mensagens : 281

Ver perfil do usuário

Re: Fundo Real Capital Protegido - "sem correr o risco de perder o capital investido"

Mensagem por Mauricio Katayama em Ter Ago 19, 2008 12:07 pm

Qual a taxa de administração desse fundo?

Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 803

Ver perfil do usuário http://investidores.forum3.info

Mensagem por Gustavo_bl em Ter Ago 19, 2008 12:43 pm

no bradesco também tem um fundo assim:

http://www.shopinvest.com.br/br/pf/fundos_fiqmultimercadoprotegido.asp

são dois fundos....

Características
Perfil de Risco: Mercado Crédito Liquidez Derivativos Total
Baixo Baixo Baixo Baixo Baixo

Tipo ANBID: Capital Protegido
Categoria CVM: Multimercado
Classificação: Curto prazo
Aplicação inicial mínima: R$ 1 mil
Resgate mínimo: R$ 500
Saldo mínimo para permanência:
(por certificado) R$ 500
Taxa de Administração: 3,0% ao ano
Aplicações adicionais: R$ 1 mil
Carência para Resgate: 63 dias
Cota de aplicação: D + 0 (*)
Cota de resgate: D + 0
Débito em conta corrente: D + 0
Crédito em conta corrente: D + 0
Administrador: Banco Bradesco S.A.
Gestor: BRAM Bradesco Asset Management SA DTVM
Custodiante: Banco Bradesco S.A.
Controlador: Banco Bradesco S.A.

E tem data certa para abrir para investir, as próximas são em 29/08 e 03/10 e 31/10:

Fundos Principal Protegido

Principal Protegido Principal Protegido 1
23/11/2007 21/12/2007
25/01/2008 22/02/2008
28/03/2008 25/04/2008
30/05/2008
27/06/2008
01/08/2008 29/08/2008
03/10/2008 31/10/2008
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 362

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cris em Ter Ago 19, 2008 1:04 pm

É .. eu já tinha visto o fundo capital protegido no REal no ano passado. Eles abrem por um tempo e depois fecham. Não sabia que tinha aberto de novo. No ano passado o mínimo a aplicar era R$5.000,00 e não podia sacar por um determinado tempo que eu não lembro qual era.
Na época, para mim, era inviável.. Agora é questão de se estudar..
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236

Ver perfil do usuário

Mensagem por PapaiSmurf em Ter Ago 19, 2008 1:14 pm

O Itaú e o Citibank também possuem fundos assim...
É interessante, mas não é só vantagens não, pois pela garantia do capital, eles ficam com uma boa parte dos lucros caso existam...
Cabe a cada um analisar e fazer as contas se vale a pena ou não, lembro que o do Itaú só valia a pena se a Bovespa subisse mais que o dobro da renda fixa, senão vc ficava com a rentabilidade pior que da renda fixa e ainda ficava com o capital imobilizado...

PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Masculino Número de Mensagens : 440

Ver perfil do usuário

Mensagem por Penaco em Ter Ago 19, 2008 2:01 pm

Mauricio Katayama escreveu:Qual a taxa de administração desse fundo?

2%
Penaco
Poupador
Poupador

Mensagem por hknoener em Ter Ago 19, 2008 4:38 pm

E a rentabilidade?
hknoener
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 318

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mauricio Katayama em Ter Ago 19, 2008 4:42 pm

Pra um multimercado, 2% até que não está tão ruim...

Mas sei lá, continuo não gostando de fundos de investimento, menos ainda os Multimercado...

Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Mensagem por gustavo_marcon em Ter Ago 19, 2008 5:39 pm

Mauricio Katayama escreveu:Pra um multimercado, 2% até que não está tão ruim...

Mas sei lá, continuo não gostando de fundos de investimento, menos ainda os Multimercado...

Porque Maurício ?

Deixa eu aproveitar pra falar uma coisa que ando pensando ultimamente e por isso resolvi te perguntar o porque de vc ter dito isto.

Há um ano e meio faço aplicações na bolsa, tanto comprando alguns papeis diretamente quanto investindo no fundo da Geração Futuro.
Este ano estou me educando a fazer aportes mensais, pois antes eu fazia somente quando eu achava que era um bom momento e sempre visava prazos curtos, mas estou percebendo que com esta tática minha rentabilidade não tem sido boa.
As aplicações mensais que tenho feito são no fundo da Geração Futuro, mas as vezes fico me perguntando se não seria mais viável(principalmente agora com essas quedas) fazer pequenas compras no fracionário de alguns papéis de blue chips, para começar acumular ações e não cotas do fundo.

Então já percebi que teu estilo é esse mesmo, sempre vejo em seus comentários falar de ir acumulando e reafirmou isso agora falando que não gosta muito de fundos.

Então gostaria só de saber o porque dessa preferência, pois isso vai me ajudar a tomar minha decisão.

gustavo_marcon
Novato
Novato

Masculino Número de Mensagens : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mauricio Katayama em Qua Ago 20, 2008 1:58 pm

Gustavo, isso que você descreveu é exatamente a minha trajetória na renda variável. Comecei investindo em fundos de ações, achando que um "gestor profissional" cuidaria bem do meu dinheiro, já que eu só podia juntar um pouquinho todo mês.

Só que comecei a ficar irado quando eu comparava o desempenho do fundo com as cotações das ações... o fundo sempre tinha desempenho inferior. Aliás, bem inferior. Tanto na alta quanto na baixa. Cada vez mais fui me tocando que estava pagando para uma pessoa cuidar mal do meu dinheiro, e que eu poderia obter um desempenho melhor operando sozinho, mesmo investindo pouco por mês.

Comecei comprando só vale e petro no fracionário, um pouquinho de cada todo mês. Acontece que esses "pouquinhos" foram se juntando e hoje são o meu portfólio principal.

Respondendo sua pergunta, não gosto de fundos de ações porque:
- Posso obter desempenho superior ao fundo, operando por mim mesmo;
- Não gosto de pagar taxas de administração;
- Fundos são condomínios de investidores. Não adianta você ter a postura correta, de não vender as ações em uma baixa, se seus vizinhos "condôminos" ficam desesperados e sacam do fundo bem no pior momento da baixa. Eles compram na alta e vendem na baixa, e sua lucratividade vai embora junto com a sardinhada.

Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Mensagem por gustavo_marcon em Qua Ago 20, 2008 2:59 pm

Pois é Maurício, era justamente isso que eu estava pensando.

Minha dúvida sobre comprar no fracionário é a corretagem, que no HSBC é R$ 18,00 fixos.
Para comprar pouco as vezes pode não compensar.

Mas agora que tenho uma quantia no fundo, vou deixar lá mesmo, até porque aproveitei pra comprar mais umas cotas baratinhas.

Mas vou estudar essa idéia mais a fundo, e começar comprar um pouco mensalmente por contra própria, até mesmo p/ aprender um pouco mais.

Uma outra coisa que eu estava pensando era fazer o método de balanceamento que li num Informativo do INI, com um percentual em ações diretamente e outro percentual (menor) em Renda Fixa, a em alguns momentos do ano ir rebalanceamento as quantias, fazendo com que em momentos de alto do mercado vc passa uma parta do que está em ações para renda variável e em momentos de baixa no mercado tirar da renda fixa e fazer umas comprinhas no mercado de ações.

O que acha dessa idéia ?
Só que ai minha dúvida fica, TD ou Fundo de RF (da GF por exemplo) ?

gustavo_marcon
Novato
Novato

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gustavo_bl em Qua Ago 20, 2008 3:08 pm

Xará Gustavo, eu já tive conta no HSBC, até me informei sobre a corretora deles, mas desisti porque as taxas deles são caríssimas.... alem dos 18 por ordem ainda tem a taxa de custódia mensal, certo? qual o valor dela?

Sugiro abrir conta noutra corretora, na Ativa ou na Win que são as que o pessoal opera por aqui. Na win a vantagem são os 5,00 pela ordem no fracionário, mas tem custódia de 10,00 por mes. Na Ativa a ordem sai por 15, mas não tem custódia.
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Ver perfil do usuário

Mensagem por gustavo_marcon em Qua Ago 20, 2008 3:33 pm

Gustavo, sobre a custódia eu não tinha certeza e fui conferir no site do HSBC. Veja o que diz lá :

Código:
Taxa de Custódia: é uma taxa mensal cobrada pela manutenção e guarda das ações. Seu valor é de R$ 6,90 ao mês. Clientes que executarem ao menos uma operação no mês ficam isentos da taxa.

gustavo_marcon
Novato
Novato

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gustavo_bl em Qua Ago 20, 2008 3:48 pm

ah bom... então operando uma vez por mes vale a pena!
Gustavo_bl
Investidor
Investidor

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cris em Qua Ago 20, 2008 4:09 pm

gustavo_marcon escreveu:Mas agora que tenho uma quantia no fundo, vou deixar lá mesmo, até porque aproveitei pra comprar mais umas cotas baratinhas.

Mas vou estudar essa idéia mais a fundo, e começar comprar um pouco mensalmente por contra própria, até mesmo p/ aprender um pouco mais.

O que acha dessa idéia ?
Só que ai minha dúvida fica, TD ou Fundo de RF (da GF por exemplo) ?

Nada impede que você tenha as duas coisas: ações diretamente E fundo, na variável.
E TD e RF (na renda fixa). Só que, ao comprar ações diretamente, procure não comprar aquelas que já tem no seu fundo. É mais uma forma de diversificar.
Cris
Investidor
Investidor

Feminino Número de Mensagens : 236

Ver perfil do usuário

Mensagem por Penaco em Qui Ago 21, 2008 4:04 pm

O halfeld comentou na CBN sobre estes fundos. Segue o link:

http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/comentarios/halfeld.asp
Penaco
Poupador
Poupador

Mensagem por Romanove em Sex Ago 29, 2008 6:38 pm

No Itaú tem um fundo assím que é assim:

Capital garantido
-garantía até 40% da rentabilidade positiva do Ibovespa de 6 em 6 meses se o Ibovespa desse negativo ele te devolvia.
-A taxa de adm eu não lembro,mas achei o fundo muito ruim pra bater a renda fica o IBOVESPA tem que dar no mínimo uns 28%
Isso já tem tempo não sei se mudou
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333

Ver perfil do usuário

Mensagem por Penaco em Sab Ago 30, 2008 11:57 am

Mauricio Katayama escreveu: - Fundos são condomínios de investidores. Não adianta você ter a postura correta, de não vender as ações em uma baixa, se seus vizinhos "condôminos" ficam desesperados e sacam do fundo bem no pior momento da baixa. Eles compram na alta e vendem na baixa, e sua lucratividade vai embora junto com a sardinhada.

Não entendi isso, independente dos outros venderem o valor da ação não continua a mesmas, ou seja se no portfolio tiver vale a 20,00 e todo tirar e só ficar eu no fundo, ela não vai continuar a 20,00... aonde esta meu erro de calculo?
Penaco
Poupador
Poupador

Mensagem por PapaiSmurf em Seg Set 01, 2008 8:47 am

Penaco escreveu:
Mauricio Katayama escreveu: - Fundos são condomínios de investidores. Não adianta você ter a postura correta, de não vender as ações em uma baixa, se seus vizinhos "condôminos" ficam desesperados e sacam do fundo bem no pior momento da baixa. Eles compram na alta e vendem na baixa, e sua lucratividade vai embora junto com a sardinhada.

Não entendi isso, independente dos outros venderem o valor da ação não continua a mesmas, ou seja se no portfolio tiver vale a 20,00 e todo tirar e só ficar eu no fundo, ela não vai continuar a 20,00... aonde esta meu erro de calculo?

O que acontece Penaço é que com o pessoal resgatando o dinheiro do fundo com o preço da ação a 20,00, o fundo vai precisar vender as ações que possue para cobrir e pagar os resgates, com isso, o preço da ação vai cair mais um pouco, pois o gestor precisa se livrar das ações a qualquer preço para pagar os resgates...

PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mauricio Katayama em Seg Set 01, 2008 1:40 pm

Penaço, o que acontece é que os fundos de investimento são condomínios de investidores. Quando você bota dinheiro nesses fundos não está comprando ações, mas cotas desse condomínio.

Numa baixa, mesmo que você seja educado financeiramente e saiba que não deve sacar, os seus colegas condôminos podem não ter a mesma atitude. Se eles sacam na baixa, o valor da cota diminui independente do valor da VALE, porque o fundo tem que se desfazer de ativos pra pagar o pessoal que está saindo. Supondo o exemplo que você falou, se todos saírem e você ficar sozinho no fundo, o valor da cota vai despencar e você termina com menos dinheiro do que entrou.

Mauricio Katayama
Administrador
Administrador

Mensagem por FabioA3 em Seg Set 01, 2008 3:54 pm

isso que eh SODA....Passei por uma pessima experiencia devido a investidores inexperientes que sacam na baixa... Evil or Very Mad

FabioA3
Investidor em Treinamento
Investidor em Treinamento

Masculino Número de Mensagens : 69

Ver perfil do usuário

Mensagem por Romanove em Seg Set 01, 2008 9:20 pm

Mauricio Katayama escreveu:Penaço, o que acontece é que os fundos de investimento são condomínios de investidores. Quando você bota dinheiro nesses fundos não está comprando ações, mas cotas desse condomínio.

Numa baixa, mesmo que você seja educado financeiramente e saiba que não deve sacar, os seus colegas condôminos podem não ter a mesma atitude. Se eles sacam na baixa, o valor da cota diminui independente do valor da VALE, porque o fundo tem que se desfazer de ativos pra pagar o pessoal que está saindo. Supondo o exemplo que você falou, se todos saírem e você ficar sozinho no fundo, o valor da cota vai despencar e você termina com menos dinheiro do que entrou.

Não conheço esse negócio direito ,mas se eu não estiver enganado fundo aberto quando alguem saca o fundo elimina a quantidade de cotas do cara .Tipo ofundo tem 100 cotas o cara tem 10 ele quer sacar o valor da cota é o mesmo só que o fundo agora só tem 90 cotas
Romanove
Investidor
Investidor

Masculino Número de Mensagens : 333

Ver perfil do usuário

Mensagem por PapaiSmurf em Seg Set 01, 2008 9:45 pm

Romanove escreveu:
Mauricio Katayama escreveu:Penaço, o que acontece é que os fundos de investimento são condomínios de investidores. Quando você bota dinheiro nesses fundos não está comprando ações, mas cotas desse condomínio.

Não conheço esse negócio direito ,mas se eu não estiver enganado fundo aberto quando alguem saca o fundo elimina a quantidade de cotas do cara .Tipo ofundo tem 100 cotas o cara tem 10 ele quer sacar o valor da cota é o mesmo só que o fundo agora só tem 90 cotas

Nisso vc está certo Roma9, mas, para o fundo pagar o valor em dinheiro para as 10 cotas que foram resgatadas, ele tem que se desfazer das ações ai preço de mercado, e quando existem grandes resgates, o chamado efeito manada, aí as cotações das ações caem mais ainda...

PapaiSmurf
Co-Administrador
Co-Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: